sábado, 18 de julho de 2009

SEGUINDO A COMITIVA




















SEGUINDO A COMITIVA

Pra seguir a comitiva,
eu recebi um convite.
Eu era "peru de fora"
e a peonada era de elite.
Montado num pantaneiro,
eu acompanhava ao lado
e o vento espalhava o cheiro,
do meu traseiro suado...
O calor era tão forte,
não tem Cristo que aguente...
... e aquele suor salgado,
queimava a pele da gente.
Ao som daquele berrante,
os bois ganhavam terreno...
Eu me fazendo de forte,
mantinha meu "ar" sereno...
A vida de um boiadeiro,
é uma vida muito bruta;
quando saem em comitiva,
sabem que será uma luta...
De fazenda pra fazenda,
ou então pra outro estado,
vão conduzindo a boiada,
pro seu destino traçado...
Na frente vai ponteiro,
no meio vai o meieiro,
depois tem o culateiro
e também o cozinheiro.
Cozinheiro vai na frente,
até o ponto de parada,
pra montar o acampamento
e cozinhar para a peonada.
Chegamos na hora certa...
- Olha o arroz carreteiro!!!
Um merecido descanso
e parabéns pro cozinheiro!...
À noite, fazem fogueira
e sentam todos em volta,
olhando o céu estrelado...
A paz, é tudo que importa...
Eles vão contando "causos"
e ao longe, o gado pastando...
Curtindo o som da viola
e do violeiro cantando...
E logo de manhã cedo,
depois de um café quentinho,
a comitiva e o gado,
retomam o seu caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário